top of page

A tempo de sermos inúteis

Para tudo existe um tempo debaixo dos céus


Qual o sentido da inutilidade?

A misericórdia aborda e abraça o tempo de termos tempo para sermos de Deus. Muitas vezes nos debruçamos em demasia sobre nossos próprios ombros, nos convertemos sobre nossos próprios conceitos, criando 'igrejas' na Terra que não espelham a que existe nos céus.


Criamos mitos, desqualificamos atos e gestos. Montamos muros, subimos em muralhas e não mudamos de posição. Deixamos a beleza de enxergarmos as diferenças – e com ela aprender – esquecemos da missão de nos aproximarmos dos cristãos a serem resgatados. Deixamos de ser úteis na finalidade cristã.


A bondade infinita de Deus Pai nos acolhe mesmo assim, basta que identifiquemos e nos coloquemos à busca das coisas do alto. O Senhor sabe de nossas necessidades, de nossas faltas e de nossos acertos. Muitas das nossas condições de pecado nos foram ensinadas, ou nos são concebidas como normal, há muito tempo.


Porém insistimos em fechar os olhos para não enxergarmos a Luz que à porta bate. Cabe ao ensinamento penetrar pelas janelas de nossas almas, mas isso só ocorrerá no exato momento que você o permitir entrar.


Deus não nos impõe condições, aliás, o livre arbítrio nos tornou independentes em atitude, mas não onipotentes como muitos pensam. Ser livre é ter a noção das prisões e dos calabouços que se quer fugir e não aos quais se agarrar, se acastelar e permanecer sem reagir. Cristo é a libertação e estar preso às vontades de Deus é a única prisão que nos liberta pois edificada foi no amor. Este é o que tudo concebe, é ao que tudo perdoa, que se transforma em ação e gera a famosa caridade.


Muitas situações em nossas vidas nos pedirão uma contrapartida, mas será que para as coisas de Deus eu me ofereço em contrapartida?


Deus quer, mas você também precisa querer a Redenção já anunciada e concretizada no Calvário de Jesus. O Pai é teu Sirineu ao caminhar, é Tua força. Ele contigo permanece e de você não desiste. O importante para Deus, além do que ainda pode ser feito, é que estás ao Seu lado e com Ele deseja caminhar.


O fato de desejar já presume os abandonos necessários para tal entrega. Devemos largar o arado de lado e nos movimentar com foco em plantar nossas sementes, a Luz dos Céus germinar-las-á. E para o que você já fizera, existe o tempo de Deus, o tempo da misericórdia agir.



Fiquem com Deus,


Catequista Bruno Velasco



5 visualizações0 comentário
bottom of page