top of page

Assim como o SIM de Maria, quero transbordar

Lc 1, 28 – Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

Lc 1, 38 – Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Viver conforme a vontade de Deus é aceitar a missão que se inicia ao final de cada missa dominical. É pô-la em prática mesmo no silêncio do acontecer. Em silêncio, sem alardes e com o SIM de Nossa Senhora, fez-se uma nova aliança entre homem e Deus. Era preciso ser mais, o homem foi chamado a transbordar a alegria que o Senhor proporciona através da observação, compreensão e disciplina para com seus ensinamentos.


Quando o Anjo (Lc 1, 28) apareceu à Virgem Maria, ele – na tradução do Original das Escrituras – disse : “ Ave (Saudação digna a Chefes de Estado, no caso Rainha), Cisterna transbordante do Espírito Santo”. Mas afinal, o que é Cisterna Transbordante? Cisterna é um reservatório d’água, utilizado até hoje e, casas e edifícios. É de onde a caixa d’água busca suprir as necessidades. É onde se armazena maior quantidade da mesma. Transbordante é o que não cabe mais em si e – assim – busca novas dimensões a contemplar. Novas realidades.


Pois bem, ao aceitar as vontades de Deus em sua vida, Maria abriu as Portas do Céu ao nosso povo, à nossa geração. É fato que a Salvação passa pelo sim do homem aos desejos do Pai. Mas porque Maria é transbordante do Espírito Santo? Maria, concebida sem a mancha do pecado original abraçou toda a provação proposta ao se dizer serva de Deus Pai (Lc 1, 38).


Quando procuramos entender, para melhor proclamar e exemplificar com as nossas vidas, permitimos que o Amor encontre morada em nosso ser. Afinal, é impossível amar algo que não se conhece. O Amor em Deus é manifestado na busca pela salvação dos pecadores, pela a Misericórdia, mas também pela Caridade que é a manifestação do mesmo amor. A caridade é algo que precisa de ao menos duas pessoas para se manifestar, senão, conforme II Coríntios 13, de nada valeria amar.


Apesar de sermos diferentes, temos um mesmo Deus que nos ama, que nos permite, por nosso livre arbítrio, escolher o que nos parece melhor. O mesmo respeito que o Senhor te pede é o que deve ser dado ao teu próximo, uma vez que somos todos feitos imagens e semelhanças do Pai. Assim, viva enquanto a vida acontece, não quando não mais puder. Sonhos se realizam quando fazemos por onde, esforce-se enquanto fores capaz, senão, peça ajuda. Jesus teve 12 Apóstolos apesar de ser Onipotente.


A nossa imperfeição é questão humana, mas não pode servir de desculpa. Amar as imperfeições é o que define o verdadeiro amor. Amar é buscar corrigir as mesmas imperfeições. Sempre é tempo de aprender. Mas nunca perca suas origens. O caminhar, muitas vezes, quando feito de forma mecânica agiliza o sentimento de desprendimento. De isolamento... de desistência. És de Deus e Ele é teu fim, teu propósito é anunciá-lo com sua existência.


E você, como anda a Cisterna do seu Coração? O que tem preenchido o mesmo? Quais são as coisas que eu tenho colocado em 1º lugar em minha vida? Será que ao transbordar, o que de mim fica em evidência são minhas qualidades ou meus defeitos? Muitas vezes transbordamos conforme a vontade do mundo. Entretanto, o Senhor te chamou a ser d’Ele, hoje você é chamado, prepara-te para ser um dos escolhidos. Não temas, o teu Deus te capacitará.


Fiquem com Deus,


Catequista Bruno Velasco, MEJ


31 visualizações0 comentário
bottom of page