top of page

O Tempo Pascal

Durante o Tempo Pascal, a Igreja lembra-nos muitos dos maravilhosos milagres que aconteceram quando os Apóstolos receberam o Espírito Santo e começaram a pregar o Evangelho.

Como é fácil poder reflectir sobre estas histórias que são factos históricos e lições históricas !


E como é fácil pensar que tudo quanto Pedro ou Paulo disseram e fizeram se converteu num oiro espiritual – e que nós nunca poderíamos ver que essas coisas poderiam acontecer também nas nossas vidas.


Este modo de pensar pode deixar-nos com uma visão romantizada da primitiva Igreja, tal como uma visão pessimista e irrealística da Igreja dos nossos dias. Sim, estas histórias dos Actos dos Apóstolos são encantadoras.


Sim, é de veras inspirador para nós relembrá-las todos os anos neste tempo. Mas a inspiração destas histórias devia dar-nos uma visão que nos levasse a construir as nossas esperanças para os nossos tempos.


Na verdade, o mesmo Espírito Santo, que operou aqueles milagres na vida dos Apóstolos, pretende fazer o mesmo nas nossas vidas. Nós podemos ver curas e conversões (curas espirituais) nos nossos dias que são tão encantadoras e maravilhosas como as dos Actos dos Apóstolos.


Tal como os primeiros Criatãos viram Deus operando no meio deles, nós vemos hoje os sinais. Chefes de família que se voltam para Deus recebem os dons do Espírito para dirigirem as suas famílias.


Pessoas que se dedicam ao cuidado dos pobres, dos marginalizados, ao ponto de deixarem a sua carreira, são guiados pelos frutos do Espírito Santo. Pessoas que não têm intenção de se voltar para Deus, e que, por vezes mudam as suas vidas, ajudadas por alguns amigos, estão a ser guiadas pelos frutos do Espírito Santo. É preciso acreditar.


Jesus disse aos seus Apóstolos na Última Ceia :


- “Em verdade, em verdade vos digo : Aquele que acredita em Mim, fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para Meu Pai”.(Jo.14,12).

Como é que isto pode ser? A resposta é simples. O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Santísima Trindade, vive dentro de nós, nos nossos corações, desde o dia do nosso Baptismo. Ela torna isso possível para nós por sermos as mãos de Deus e os seus pés neste mundo.


Assim como nós vivemos estes cinquenta dias da Páscoa, devemos alegrar-nos nos caminhos em que somos guiados pelo Espírito Santo, usando e distribuindo as suas bênçãos na Igreja e no mundo.


Um dos mais comuns – e mais reconfortantes – frutos do Espírito Santo nas nossas vidas é o que nos dá uma mais profunda confiança no amor de Deus. É um fruto que nos é concedido especialmente, quando recebemos a Eucaristia em que reconhecemos que estamos a receber o verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo, o Pão da vida.


Este fruto cresce também todas as vezes que nós sentimos a presença de Deus quando rezamos. E cresce ainda quando somos tocados pela Palavra da Sagrada Escritura que alimenta o nosso coração e nos mostra os dons de Deus, a sua misricórdia e a sua sabedoria.


Nós podemos dizer que este fruto é activo na nossa vida quando nos sentimos mais pacíficos e pacientes nas nossas actividades de todos os dias. Se nós sentirmos que dia-a-dia nos vamos aperfeiçoando cada vez mais, podemos dizer que o Espíritio Santo nos vai concedendo os seus dons e os seus frutos.


E isto é ainda mais visível quando sabemos receber com dedicação e amor, tanto o que nos agrada e apaixona, como o que nos faz sofrer ou trabalhar mais duramente. Todas as vezes que nós sentirmos que estamos a actuar desta maneira, sentiremos também que é o Espírito Santo que actua em nós porque estamos a fazer as acção a que Jesus chamou, melhores do que as acções que Ele fez.


John Nascimento

Este texto apresenta grafia de Portugal.



37 visualizações0 comentário
bottom of page