top of page

15º Domingo do Tempo Comum, Ano C com Crianças


Leituras Primeira Leitura Dt, 30, 10-14 Salmo 68 Segunda Leitura Cl, 1, 15-20 Evangelho Lc, 10, 25-37 Fonte: Litiurgia Diária Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem? Que papel é esse na sua mão?


Personagem B:  É que eu copiei nesse papelzinho os 10 mandamentos e estou decorando!


Personagem A: Que legal! Posso ver?


Personagem B: Claro, depois você copia pra decorar também!


Personagem A: Puxa, a nossa Catequista vai ficar muito orgulhosa de nós se tivermos decorado tudinho!


Personagem B: Com certeza! Mas eu tô pensando aqui, hoje na missa o Padre falou de um mandamento um só... não de 10 não....


Personagem A: Ah sim, eu também já fui a missa hoje, falou de amar o próximo e contou a historia do bom samaritano, eu gosto desta historia é bonita, você conhece?


Personagem B: Sim, que tinha um homem machucado na estrada, muita gente passa e não ajuda, só um, o bom samaritano!


Personagem A: É isso mesmo... eu sou bom samaritano já, eu já ajudo todo mundo... ajudei já minha mãe levando o lixo pra fora, guardei os brinquedos que o irmãozinho mais novo só deixa jogado... ai, ai... tô até cansado de ser bom samaritano lá de casa!

Vamos jogar bola? Para relaxar...Depois eu escrevo os mandamentos num papel para você.... Sou muito bom samaritano... hehehe


Personagem A: Amigo, quando eu estava vindo pra cá, encontrei sua vovó na praça e ela estava te procurando!


Personagem B: Ah, não deve ser nada... amanhã falo com ela! Estou muito ocupado agora!


Personagem A: Amigo, na verdade eu vim te chamar pra irmos à casa do Personagem C, ele disse está precisando da nossa ajuda, não consegue de jeito nenhum entender a tarefa de matemática e ai eu pensei: Você é tão bom em matemática!


Personagem B: Mas podemos ir depois de jogar bola? Depois a gente vai....


Personagem A: Mas ele disse que precisa da nossa ajuda!!!... Então tá! Até mais tarde!


Entra a Catequista: Oi crianças! Tudo bem? O que vocês estão fazendo parados aí?


Personagem A: Eu já estou de saída...


Catequista: Saída pra onde? Posso saber?


Personagem A: Vou na casa do Personagem C, ele está precisando da minha ajuda!


Catequista: Que legal, é sempre bom quando podemos ajudar. E você vai ajudar ele no que? Vocês irão juntos ajudar o Personagem C?


Personagem B: Ah eu não posso ir agora, preciso relaxar um pouco...agora mereço este descanso! Estou ocupado!


Personagem A: Ele está tão ocupado que deixou a vovó dele falando sozinha, nem foi ver o que ela queria, se precisava de alguma coisa....


Catequista: Muito ocupado!?Como o que?


Personagem B: Estou decorando os 10 mandamentos!!!

Já decorei 4! Não matar, não roubar, honrar pai e mãe e amar a Deus sobre todas as coisas! Mas ainda faltam 6... E sabe eu descobri que cumpro todos eles. 

Sou o bom Samaritano cumpridor dos 4 mandamentos...hehhe... 4 por enquanto, jaja decoro o resto!


Catequista: Olha, vou ensinar uma coisa pra vocês e quero que vocês guardem no coração! É claro que Deus fica feliz quando guardamos Seus mandamentos na cabeça! Mas o mais importante é guarda-los no coração! 


Personagem A e B: Guardar no coração? Como faz isso? A gente guarda tudo é na cabeça, e um bom jeito é decorar! Repete, repete e decora!


Catequista: As coisas de Deus não são assim...Deus quer mais que tudo, que vivamos Seus mandamentos no nosso dia a dia, que os coloquemos em prática! E não apenas os tenhamos no papel ou na cabeça!


Personagem B: Sim, mas tendo todos decorados na cabeça ficará mais fácil de colocar em prática!


Catequista: Sim, mas veja bem, você perdeu duas ótimas oportunidades de viver um mandamento de Deus...


Personagem B: Perdi? Qual? Como? Quando?


Catequista: Amar a Deus sobre todas as coisas é amar a Deus no próximo, através do nosso irmão... E para isso temos que amar a todos, perdoar a todos, servir a todos e a ninguém excluir!


Personagem B: Estou entendendo...


Personagem A: Eu também... Ele,  querendo só decorar os 10 mandamentos de Deus, deixou de atender sua vozinha e não se preocupou em ajudar seu amigo que tá quase repetindo de ano por causa da matemática! Nossa Senhora, se ele repete vai ficar um ano todinho sem vídeo game, a mãe do nosso amigo já disse... ela é muito brava!


Catequista: Exatamente! E muitas vezes temos que deixar o que estamos fazendo para servir nosso irmão! Isso é amar a Deus! 


Personagem B: E não esqueça da sua vozinha que passou aqui te procurando também, coitada tava cheia de sacolas...


Personagem A: Sacolas, será que era de presentes? doces? ai vou lá primeiro!


Personagem B: Nada disso, vamos primeiro lá no nosso amigo que tá precisando da gente! Sua vovó tá bem, realmente queria te dar doces... mas agora você ainda não tá merecendo!


Personagem A: Verdade... tô envergonhado, Vamos lá ajudar nosso amigão!


Personagem B: Aí sim você vai ser parecido com o bom samaritano da historinha!


Catequista: Vamos então pedir a Deus que envie seu Espírito Santo para abrir nossos olhos para as necessidades das pessoas que cruzarem o nosso caminho e que a gente vá sempre buscar ajudar nosso irmão!


Personagem A e B: Isso ai!  Depois vamos lá na vovó comer doces! Ebaaa! e vamos levar nosso amigo... doce ajuda a lembrar a matéria da prova, sabia?


Personagem B: hahaha... não acredito!


Personagem A: É brincadeira! Tchau, tia! Obrigada por ajudar a gente! Fique com Deus, até a próxima catequese! 



393 visualizações0 comentário
bottom of page