top of page

Sábado Santo

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia


É o Sábado da Semana Santa, véspera do Domingo de Páscoa. O Senhor Jesus "repousa" no sepulcro. A Sua Alma não deixou de vigiar e de continuar operante. Ela desce até onde a esperam todos aqueles que acreditaram em Deus e viveram na esperança da vinda do Redentor.


Para todas as gerações da história humana, a Sua Morte é causa de salvação. Mas repousam os Seus membros mortais e sofredores, como repousa a semente no seio da terra, na expectativa da vida definitiva e gloriosa que, esta noite, irá surgir.


Pondo de parte toda a actividade (este é o único dia, em que não há a assembleia eucarística), a Igreja está de vigia junto do sepulcro de Jesus. Participando embora do mistério do Seu sofrimento e da Sua Morte, ela vive na esperança. Sabe, com efeito, que Jesus, tão fiel ao Pai até à morte, não pode ficar "abandonado à corrupção".


A Sua Morte será o penhor da nova Criação, que se aproxima. Sabe também que o "repouso" de Jesus é a imagem do "repouso" de todos aqueles que foram baptizados na Sua Morte e Ressurreição.


Depois que Ele morreu e foi sepultado, santificando a morte, ela já não será uma realidade terrível, mas sim "um intervalo, espiritualmente vivo, para o início duma vida superior".




John Nascimento

*Este texto reproduz a grafia de Portugal.


36 visualizações0 comentário
bottom of page