top of page

Um povo novo pelo Batismo

Como na passagem do Mar Vermelho foi criado um Povo Novo, que seria o Povo de Deus, também pelo Batismo se cria outro Povo Novo, a Igreja.


Todo este Povo Novo, que é a Igreja, fez uma travessia, como diz S. Paulo :


- “Deus arrancou-o ao poder das trevas e transferiu-o para o Reino de seu Filho bem amado”.

Este Povo Novo saiu santificado das águas, tal como o povo de Israel saiu ileso do Mar Vermelho. Na Vigília Pascal, o Sacerdote, ao benzer a água baptismal, diz :


- “Enviai o Vosso Espírito para que ele regenere os Povos Novos que esta fonte vai criar”.

A fonte baptismal é, pois, o seio fecundo da Igreja. Durante séculos a Páscoa foi a comemoração da “passagem” do Anjo exterminador e a “passagem” do Mar Vermelho. Mas um dia, no aniversário da celebração da Páscoa dos Judeus, houve uma outra passagem (Páscoa) mais importante, que foi a “passagem” de Jesus.


Pela sua Morte e Ressurreição, Jesus fez-nos passar da morte para a vida, do exílio para a Pátria, da terra para o céu. No dia do Batismo todo o que se vai tornar cristão, celebra pela primeira vez uma Páscoa ou Passagem/Travessia. Faz a sua mais importante Travessia, passando das trevas para a luz, entrando na família cristã, ficando a fazer parte do Corpo Místico de Cristo. Torna-se membro do Povo de Deus e herdeiro da Vida Eterna, porque ficou a fazer parte da Assembleia dos que creem em Jesus e foram salvos por Ele.


John Nascimento

779 visualizações0 comentário
bottom of page