top of page

O Batismo de Jesus

João 1, 26-27: "João respondeu-lhes, dizendo: “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, já está quem vós não conheceis. Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.

Diz o Catecismo da Igreja Católica :


535. – O início da vida pública de

Jesus é o seu batismo, no rio Jordão. João pregava «um batismo de penitência, em ordem à remissão dos pecados» (Lc.3,3). Uma multidão de pecadores, publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vinham ter com ele, para que os baptizasse. «Então aparece Jesus». O Batista hesita, Jesus insiste; e recebe o batismo. O Espírito Santo, sob a forma de pomba, desce sobre Jesus e uma voz do Céu proclama que Ele é «o meu Filho muito amado»(Mt.3,13-17). Tal foi a manifestação («epifania») de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.


João Batista pregava no deserto da Judeia, clamando : "Preparai os caminhos do Senhor". Então vinham a ele, de Jerusalém, de toda a Judeia, e de toda a terra da região do Jordão; e, arrependendo-se dos seus pecados, eram por ele baptizados no Jordão.

E João dizia :


- Eu baptizo-vos em água para vos mover ao arrependimento; mas Aquele que vem depois de mim é mais poderoso que eu e eu não sou digno de Lhe levar as sandálias . Ele baptizar-vos-á com o fogo do Espírito Santo. (Mt.3,11).

E S. Mateus continua :


- Então veio Jesus da Galileia ter com João, ao Jordão, para ser baptizado por ele..

João opunha-se, dizendo

- :"Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens a mim"?

Jesus, porém, respondeu-lhe :

-"Deixa isso por agora; convém que cumpramos assim toda a justiça". João, então, permitiu-o.


Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que os céus se Lhe abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu, dizia : "Este é o Meu Filho muito amado, no Qual pus toda a minha complacência". (Mt.3,13-17).

Jesus Cristo quis receber o Batismo, não por se considerar pecador, mas para nos mostrar que tinha assumido a nossa natureza humana para assim nos poder remir, e para dar autoridade à pregação de João Batista.


Sendo impecável, não tinha necessidade nem obrigação de ser baptizado. Cristo é o nosso Modelo. Antes de nós, mesmo estando isento de todo o pecado, quis ser também baptizado para que o Seu batismo nos servisse de exemplo.


Nele, toda a SS. Trindade estava presente :

* O Pai estava presente, pois se ouviu a Sua voz a dizer :

- Este é o meu Filho muito amado.

* O Filho estava presente, pois estava a ser baptizado…

* O Espírito Santo estava presente, figurado na pomba que desceu e pairou sobre a cabeça de Jesus.


Sobretudo na última vez que Jesus e João se encontraram em Jerusalém, pela Páscoa, antes de entrarem na sua Vida Pública, Jesus e João, devem ter dado os últimos retoques sobre a vida que iam começar, João viria do deserto e Jesus ia começar a sua pregação, e ambos escolheriam os seus discípulos.


Quando perguntaram a João quem era Jesus, ele respondeu :

«Eu batizo em água, mas no meio de vós, encontra-se alguém que não conheceis, Aquele que vem depois de mim; e eu não sou digno de desatar a correia da Sua sandália».(Jo.1,26).

João Batista já sabia bem quem era Jesus, que apresentou aos seus discípulos e, quando


Jesus se apresentou para ser baptizado, João, consciente de toda a verdade, disse-lhe :

- «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens a mim?». (Mt.3,14).


Isto parece supor que já se conheciam mutuamente, e a resposta de Jesus confirma-o :


- «Deixa isso por agora; convém que cumpramos assim toda a justiça». (Mt.3,15).


- No dia seguinte, João encontrava-se de novo lá, com dois dos seus discípulos. Fitando os olhos de Jesus, disse : «Aí está o Cordeiro de Deus». (Jo.1,35-36).


Uma clara e consciente alusão à Paixão de Cristo e, portanto, um assunto já previamente falado por ambos. Entretanto João foi morto e terminou assim a sua missão, enquanto Jesus ia começar a Sua pregação com o Seu primeiro milagre nas bodas de Caná.



John Nascimento

1.540 visualizações0 comentário
bottom of page